quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Você usa mais o seu lado esquerdo ou o seu lado direito do cérebro?

         

É bom pensar nisso! Segundo Daniel Pink (Jornalista especializado em Gestão empresarial) conhecido por publicar livros paradigmáticos no âmbito econômico, diz que quem pensa mais com o lado direito se sobressairá melhor, pois “Comandará a era conceitual. É uma questão de sobrevivência”. Como poderemos competir com a tecnologia da era digital, apenas com o nosso cérebro?
            O lado esquerdo do cérebro especializou-se em tarefas ligadas à lógicas lineares, seqüenciais e analíticas, enquanto, que o direito trabalha em prol de compreender as coisas em conjunto em vez de seqüenciais, processa mais o contexto do que o texto em si e em sintetizar do que analisar. O importante é que o cérebro utiliza dos dois hemisférios (esquerdo e direito), o que possibilita ao ser humano sobreviver e ser sucedido no século 21.
            Nas últimas décadas os trabalhos do tipo engenharia, direito e contabilidade exigiam muito do lado esquerdo, atualmente (era conceitual) essas habilidades ainda são importantes, mas sozinhas não bastam.  As habilidades características do hemisfério direito estão “aflorando” o que contribuirá para dividir os que irão para frente dos que ficarão para trás. Três forças são as responsáveis por este acontecimento: abundância, Ásia e autonomia. “Para ‘acontecer’, você tem de fazer algo que seja difícil de terceirizar, difícil de automatizar e que atenda à demanda crescente por coisas não-materiais, com características estéticas, espirituais ou emocionais”. É muito difícil associar ambas atividades artística ou de contextualização.
Antigamente a sociedade buscava por profissões que gostavam e não se preocupavam tanto com o mercado, por isso de “certa forma” o emprego era garantido, certos de que a mão de obra era essencial. Com o passar dos anos, a tecnologia nos forçou a reciclar nossas habilidades, numa constelação de conhecimento e capacidades que não possam ser facilmente exportadas, replicadas e automatizadas.
            Um exemplo de empresa que está adotando a era conceitual e deixando a era informacional é a Apple, adepta a inovações de grande usabilidade. Outras empresas que ainda estão presas a outra era são, por exemplo, a Microsoft e Dell. No entanto, Daniel cita a Google como uma empresa que trabalha com o hemisfério esquerdo, mas por utilizar algumas características do hemisfério direito pode desfrutar do sucesso que a engloba. Os grandes empresários e empreendedores já perceberam essa modificação e estão refletindo que é melhor aderir do que correr atrás do prejuízo futuramente.
            Outro fator importante é o investimento interno e não apenas externo, ou seja, a Google oferece inúmeras vantagens aos seus colaboradores, pois perceberam as inúmeras vantagens desta ferramenta (motivação no trabalho intrínseca do que extrínseca).  Daniel ressalta ainda, que algumas pessoas desenvolvem mais algumas atividades do que outras, isso por que usam mais um lado do cérebro do que o outro.
Daniel passa dois conselhos importantes:
·  Desconfiar de pessoas que autoproclamam especialistas e distribuem conselhos.
·   Conhecer-se e conhecer a sua própria fonte de motivação intrínseca.
O segredo é o seguinte.
“Quem consegue maior sucesso no mundo material é quem é intensa e intrinsecamente motivado”.

Fica o recado e até a próxima postagem galera!




Camila Alzira e Joana D'arc


Nenhum comentário:

Postar um comentário